Associação de Ténis de Lisboa

A Associação de Ténis de Lisboa é uma entidade que promove o Ténis e suas variantes no distrito de Lisboa com presença online desde o ano de 2003. O portal da Associação de Ténis de Lisboa é um portal web com uma média estimada de 650 acessos mensais o que equivale a cerca de 20 acessos diários. De igual importância é o facto de diariamente este portal aparecer em média nas pesquisas Google por 360 vezes. Dessa forma existia então a preocupação de melhorar o website, para complementar com os restantes canais de social media e plataformas de streaming e reforçar o Marketing Digital.

Projeto dividido em 5 fases

1. Definição e estrutura de conteúdos (Arquitetura do website)

  • Identificação do website fifa.com como exemplo a seguir;
  • Análise das categorias de blog existentes no website antigo e criação de segmentação de tipologias de conteúdos independentes com respetivas categorias otimizadas para Technical SEO.

2. Migração de conteúdos e implementação de UX/UI

  • Exportação da totalidade dos conteúdos do website antigo para XML e importação para a nova solução para as respetivas tipologias e categorias de conteúdos;
  • Desenvolvimento de Layout/Template das seguintes tipologias de página otimizadas para Desktop, Tablet e Smartphone Screens com implementação de boas práticas de Acessibilidade Web aplicado a todo o website. Este processo implicou o desenvolvimento web de algumas funções em PHP como:
    • Desenvolvimento e alterações da folha de estilos original;
    • Contagem de visualizações de artigos;
    • Carrossel com os últimos artigos no primeiro ecrã da Home Page;
    • Função para mudança automática de Headings predefinidos;
    • Aria Labels.
  • Desenvolvimento e implementação UX/UI nas seguintes páginas:
    • Homepage;
    • Páginas Institucionais;
    • Páginas de Tipologias de Conteúdo e Categorias (Páginas de Arquivo);
    • Páginas de Artigo.

3. Implementação de boas práticas de SEO

  • Technical SEO
    • Arquitetura do Website;
    • Implementação de schema types de acordo com o tipo de conteúdo;
    • Eliminação de links quebrados;
    • Otimização de Site speed loading.
  • Onpage SEO
    • Implementação de estrutura HTML hierarquizada;
    • Automatização de Title Tags e Meta Descriptions;
    • Otimização de imagens para SEO.
  • Integração de ferramentas de monitorização Google
    • Implementação de tag de monitorização Google Analytics;
    • Criada conta na consola Google Search Console.

4. Migração de Servidor

  • Identificação da solução com migração de domínio e respetivas caixas de email.

5. Formação

  • Como acontece em todos os projetos, na entrega dos mesmos ao cliente existiu uma pequena formação sobre a solução desenvolvida e boas práticas de criação de conteúdos, manutenção do portal e SEO.
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