O SEO (Search Engine Optimization) é uma prática essencial para qualquer página seja encontrado nos motores de pesquisa. SEO, cobre diversas áreas e uma delas é a vertente SEO On-page, que se refere a todas as otimizações que podem ser feitas diretamente nas páginas.
O que é SEO On-page?
SEO On-page é um conjunto de boas práticas que devem ser aplicadas diretamente nas páginas de um website com vista a melhorar o posicionamento online e também a acessibilidade web das próprias páginas.
Qual a importância de SEO On-page?
1.Melhora a Experiência do Utilizador: Um site bem otimizado é mais fácil de navegar e oferece uma melhor experiência ao utilizador.
2. Aumenta a Visibilidade nos Motores de Pesquisa: Com as práticas corretas, o seu site pode aparecer nas primeiras páginas dos resultados de busca, aumentando o tráfego orgânico.
3. Reduz Taxas de Rejeição: Um site otimizado mantém os visitantes por mais tempo, reduzindo a taxa de rejeição e aumentando as conversões.
Elementos Essenciais do SEO Onpage
1. Estrutura e otimização de URLs
O URL é o endereço de um website. O mesmo deve ser fácil de entender. Plataformas de criação de websites como WordPress ou Shopify facilitam bastante a configuração deste parâmetro. Em vez da página ter endereço complicado, deve usar-se algo simples e que diga do que se trata a página.
Exemplo prático:
- URL simples:
www.citymarketing.pt/seo-onpage - URL complicado:
www.citymarketing.pt/pagid=1?
2. Title Tags
Title tags são elementos HTML que especificam o título de uma página. Fazendo uma pequena comparação, o título de uma página é como o nome de um livro. Deve ser interessante e indicar o que trata o conteúdo. Para otimizar Title Tags, é importante incluir palavras-chave relevantes, manter o título se possível dentro de 50-70 caracteres. Um website com várias páginas deve sempre que possível ter títulos únicos para cada página.
3. Meta-Descriptions
As meta-descriptions são pequenos trechos de texto que aparecem nos resultados de pesquisa (logo por debaixo do Título). Para otimizá-las, é importante incluir palavras-chave relevantes, manter a descrição se possível dentro de 150-170 caracteres e criar descrições únicas para cada página.
4. Heading Tags
Heading tags (H1, H2, H3, etc.) são utilizados para estruturar o conteúdo de uma página. Para otimizá-los, é importante incluir palavras-chave relevantes, utilizar apenas um H1 por página e organizar o conteúdo de forma hierárquica. Estes Heading Tags são bastante importantes porque ajudam a organizar o texto de uma página. O H1 é o título principal, e os H2 e H3 são subtítulos. Isso torna a leitura mais fácil e ajuda as pessoas a encontrarem as informações que procuram.
5. Conteúdo
Conteúdo de qualidade é fundamental para o SEO On-page, pois fornece informações relevantes para os utilizadores/vistantes e também para os motores de pesquisa. O conteúdo de uma página deve procurar ser original, relevante, bem escrito e conter palavras-chave estrategicamente posicionadas. Idealmente cada página deveria ter cerca de 800 palavras, no entanto nem sempre é possível ou faz qualquer tipo de sentido em termos de objetivo e experiência de utilizador. Contudo, em páginas onde se propicia ou faz sentudo existir esse nível de conteúdo, deve procurar integrar-se sempre palavras-chave ou termos de pesquisa no URL, Meta Tags (Title e Meta description), Heading Tags, com foco especial no H1 e nas primeiras 150 a 200 palavras da página.
6. Imagens
Imagens são conteúdos que normalmente fazem parte de uma página web, pois tornam o conteúdo sem dúvida mais interessante. No entanto este tipo de conteúdo precisa de ser otimizado. O primeiro ponto a ter em conta é o tamanho, formato e “peso” da imagem. Isto significa que não devem ser udadas imagens muito grandes, para que o site carregue rápido. Para além disso, a imagem deve conter uma descrição chamada de “alt text“, com o objetivo de explicar o que ela mostra utilizando palavras-chave relevantes. É ainda importante utilizar nomes de arquivos descritivos, transformar sempre que possível as imagens para formatos otimizados para web e comprimir as imagens para reduzir o tempo de carregamento da página.
7. Links Internos
Os links internos ajudam os utilizadores na navegação dentro de um website. Para além, disso utilizar links internamente entre as páginas de um website, aumenta a distribuição de autoridade dos conteúdos dentro do próprio website. Links internos devem sempre ser utilizados de forma estratégica e relevante. Algo que se deve evitar é ter links quebrados.
8. Links Externos
Links externos funcionam de duas formas:
- Enviar utilizadores para outras páginas de outros websites, plataformas web onde possam saber mais informações e proporcionar uma boa experiência de utilizador, dando seguimento ao conteúdo visitado. Uma vez mais reforçar, algo que se deve evitar é ter links quebrados;
- Quando efetuados por páginas de outros websites, podem aumentar a credibilidade e relevância do conteúdo quando a nossa página ou nosso website é mencionado por outras páginas/websites. Contudo esta é uma área um pouco mais sensível e que será explorada em outro artigo, pois nem todos os links são benéficos.
9. Schema Markup
Schema markups é código adicionado às páginas para fornecer informações mais detalhadas aos motores de pesquisa. O mais comum é para marcar tipos de conteúdo, como eventos, receitas, avaliações, entre outros, e melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa. CMS´s como WordPress, Shopify entre outros já trazem esta função desenvolvida (pelo menos da forma mais básica) para que utilizadores com menos conhecimentos não tenham sequer de se preocupar com isso. No entanto não cobrem tudo e esta é uma área ser bem explorada!
Checklist SEO On-page
| SOP | Descrição | Ferramenta Grátis |
|---|---|---|
| 1. URL | Curta, descritiva, com keyword | Ahrefs Free Tools |
| 2. Title Tag | Entre 50 a 70 caractéres, palavra-chave no início | SERP Simulator |
| 3. Meta Description | Entre 150 a 170 caractéres, apelativa ao clique e contendo palavras-chave | SERP Simulator |
| 4. Headings | Estrutura clara (H1, H2, H3). Usar apenas um H1 por página | SEO Quake |
| 5. Conteúdo | Sempre que fizer sentido criar conteúdo único e de qualidade com pelo menos 800 palavras, utilizando palavras-chave em Title, Meta Desc, H1 e primeiras 150 a 200 palavras | AlsoAsked, AnswerThePublic |
| 6. Imagens | Comprimidas ao máximo sem perda de qualidade, se possível em formatos para web e contendo Alt Text, com descrição da imagem. Utilizar nomes de ficheiro otimizados | TinyPNG |
| 7. Links Internos | Utilizar links internos para facilitar navegação dos utilizadores e diluir autoridade do conteúdo. Evitar links quebrados | SEO Quake |
| 8. Links Externos | Evitar links quebrados | SEO Quake |
| 9. Schema Markup | Integrar os mais básicos como Breadcrumb, Article, FAQ | Rich Results Test |
Este algoritmo é simples e foi desenvolvido pela equipa citymarketing.pt. Serve apenas para aferir boas práticas. Alterações devem ser feitas por profissionais.
| Tecnologia | URL | Status | Keyword Principal | URL Friendly | Title | Meta Description | H1 | H2 | H3 | Estrutura Hx | Semântica | Links Internos | Links Externos | Schema Article | Schema FAQ | Schema Breadcrumb |
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