SEO On-page, guia prático de otimização para websites

Neste artigo, vamos explorar o que é SEO On-page, por que é importante e como pode ser otimizado para melhorar a sua visibilidade online bem como a acessibilidade web.

O SEO (Search Engine Optimization) é uma prática essencial para qualquer página seja encontrado nos motores de pesquisa. SEO, cobre diversas áreas e uma delas é a vertente SEO On-page, que se refere a todas as otimizações que podem ser feitas diretamente nas páginas.

O que é SEO On-page?

SEO On-page é um conjunto de boas práticas que devem ser aplicadas diretamente nas páginas de um website com vista a melhorar o posicionamento online e também a acessibilidade web das próprias páginas. 

Qual a importância de SEO On-page?

1.Melhora a Experiência do Utilizador: Um site bem otimizado é mais fácil de navegar e oferece uma melhor experiência ao utilizador.
2. Aumenta a Visibilidade nos Motores de Pesquisa: Com as práticas corretas, o seu site pode aparecer nas primeiras páginas dos resultados de busca, aumentando o tráfego orgânico.
3. Reduz Taxas de Rejeição: Um site otimizado mantém os visitantes por mais tempo, reduzindo a taxa de rejeição e aumentando as conversões.

Elementos Essenciais do SEO Onpage

1. Estrutura e otimização de URLs

O URL é o endereço de um website. O mesmo deve ser fácil de entender. Plataformas de criação de websites como WordPress ou Shopify facilitam bastante a configuração deste parâmetro. Em vez da página ter endereço complicado, deve usar-se algo simples e que diga do que se trata a página.

Exemplo prático:

  • URL simples: www.citymarketing.pt/seo-onpage
  • URL complicado: www.citymarketing.pt/pagid=1?

2. Title Tags

Title tags são elementos HTML que especificam o título de uma página. Fazendo uma pequena comparação, o título de uma página é como o nome de um livro. Deve ser interessante e indicar o que trata o conteúdo. Para otimizar Title Tags, é importante incluir palavras-chave relevantes, manter o título se possível dentro de 50-70 caracteres. Um website com várias páginas deve sempre que possível ter títulos únicos para cada página.

3. Meta-Descriptions

As meta-descriptions são pequenos trechos de texto que aparecem nos resultados de pesquisa (logo por debaixo do Título). Para otimizá-las, é importante incluir palavras-chave relevantes, manter a descrição se possível dentro de 150-170 caracteres e criar descrições únicas para cada página.

4. Heading Tags 

Heading tags (H1, H2, H3, etc.) são utilizados para estruturar o conteúdo de uma página. Para otimizá-los, é importante incluir palavras-chave relevantes, utilizar apenas um H1 por página e organizar o conteúdo de forma hierárquica. Estes Heading Tags são bastante importantes porque ajudam a organizar o texto de uma página. O H1 é o título principal, e os H2 e H3 são subtítulos. Isso torna a leitura mais fácil e ajuda as pessoas a encontrarem as informações que procuram.

5. Conteúdo

Conteúdo de qualidade é fundamental para o SEO On-page, pois fornece informações relevantes para os utilizadores/vistantes e também para os motores de pesquisa. O conteúdo de uma página deve procurar ser original, relevante, bem escrito e conter palavras-chave estrategicamente posicionadas. Idealmente cada página deveria ter cerca de 800 palavras, no entanto nem sempre é possível ou faz qualquer tipo de sentido em termos de objetivo e experiência de utilizador. Contudo, em páginas onde se propicia ou faz sentudo existir esse nível de conteúdo, deve procurar integrar-se sempre palavras-chave ou termos de pesquisa no URL, Meta Tags (Title e Meta description), Heading Tags, com foco especial no H1 e nas primeiras 150 a 200 palavras da página.

6. Imagens

Imagens são conteúdos que normalmente fazem parte de uma página web, pois tornam o conteúdo sem dúvida mais interessante. No entanto este tipo de conteúdo precisa de ser otimizado. O primeiro ponto a ter em conta é o tamanho, formato e “peso” da imagem. Isto significa que não devem ser udadas imagens muito grandes, para que o site carregue rápido. Para além disso, a imagem deve conter uma descrição chamada de “alt text“, com o objetivo de explicar o que ela mostra utilizando palavras-chave relevantes. É ainda importante utilizar nomes de arquivos descritivos, transformar sempre que possível as imagens para formatos otimizados para web e comprimir as imagens para reduzir o tempo de carregamento da página.

Os links internos ajudam os utilizadores na navegação dentro de um website. Para além, disso utilizar links internamente entre as páginas de um website, aumenta a distribuição de autoridade dos conteúdos dentro do próprio website. Links internos devem sempre ser utilizados de forma estratégica e relevante. Algo que se deve evitar é ter links quebrados.

Links externos funcionam de duas formas:

9. Schema Markup

Schema markups é código adicionado às páginas para fornecer informações mais detalhadas aos motores de pesquisa. O mais comum é para marcar tipos de conteúdo, como eventos, receitas, avaliações, entre outros, e melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa. CMS´s como WordPress, Shopify entre outros já trazem esta função desenvolvida (pelo menos da forma mais básica) para que utilizadores com menos conhecimentos não tenham sequer de se preocupar com isso. No entanto não cobrem tudo e esta é uma área ser bem explorada!

Checklist SEO On-page

SOPDescriçãoFerramenta Grátis
1. URLCurta, descritiva, com keywordAhrefs Free Tools
2. Title TagEntre 50 a 70 caractéres, palavra-chave no inícioSERP Simulator
3. Meta DescriptionEntre 150 a 170 caractéres, apelativa ao clique e contendo palavras-chaveSERP Simulator
4. HeadingsEstrutura clara (H1, H2, H3). Usar apenas um H1 por páginaSEO Quake
5. ConteúdoSempre que fizer sentido criar conteúdo único e de qualidade com pelo menos 800 palavras, utilizando palavras-chave em Title, Meta Desc, H1 e primeiras 150 a 200 palavrasAlsoAsked, AnswerThePublic
6. ImagensComprimidas ao máximo sem perda de qualidade, se possível em formatos para web e contendo Alt Text, com descrição da imagem. Utilizar nomes de ficheiro otimizadosTinyPNG
7. Links InternosUtilizar links internos para facilitar navegação dos utilizadores e diluir autoridade do conteúdo. Evitar links quebradosSEO Quake
8. Links ExternosEvitar links quebradosSEO Quake
9. Schema MarkupIntegrar os mais básicos como Breadcrumb, Article, FAQRich Results Test

Este algoritmo é simples e foi desenvolvido pela equipa citymarketing.pt. Serve apenas para aferir boas práticas. Alterações devem ser feitas por profissionais.

TecnologiaURLStatusKeyword PrincipalURL FriendlyTitleMeta DescriptionH1H2H3Estrutura HxSemânticaLinks InternosLinks ExternosSchema ArticleSchema FAQSchema Breadcrumb
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Gonçalo Maria, Consultor SEO e Desenvolvedor Web

Gonçalo Maria

Consultor especializado em SEO e desenvolvedor Web com foco em WordPress, Shopify e estratégias integradas de marketing digital