- O que é o SEO Local?
- Quais os motivos que tornam o SEO Local fundamental para instituições locais?
- O Portal da Associação de Ténis de Setúbal, um bom exemplo de SEO Local
- Como aplicar uma estratégia de SEO Local?
- Os novos desafios impostos pela IA
- Importância de consultores com experiência em Inbound Marketing
O que é o SEO Local?
SEO Local é o conjunto de técnicas de otimização para que um site apareça nos resultados de pesquisa quando os utilizadores procuram serviços, informações ou locais numa área geográfica específica.
Simulando com um exemplo prático:
“O Ricardo e a Madalena aproveitaram o mês de Junho para passar uns dias de férias na Serra da Arrábida. Como ambos gostam de fazer desporto, decidiram que durante a sua estadia seria interessante jogar Ténis e por isso mesmo decidiram procurar um clube perto do sitio onde estão hospedados. A sua jornada enquanto futuros clientes começou por uma pesquisa rápida na internet com recurso a Smartfone. A pesquisa que a Madalena fez foi : [Onde jogar tenis na Arrábida]. A Madalena poderia ainda ter pesquisado [onde jogar ténis perto de mim], mas receando não obter resultados ou obter resultados indesejados, optou por utilizar na pesquisa a localização do sitio onde estava a passar férias. O resultado foi o seguinte:


Rapidamente analisaram e decidiram que o Clube Portais da Arrábida era a melhor opção e logo se dirigiram-se para lá. Para além do aluguer do campo decidiram comprar um pack de aulas para usufruir durante a sua estadia.”
Algumas dados recentes mostram o seguinte:
- 4 em cada 5 utiliza motores de pesquisa para encontrar informações sobre negócios locais
- 46% das pesquisas em Google têm intenção local
- Google Search (SERP) 72%
- Google Maps 51%
Quais os motivos que tornam o SEO Local fundamental para instituições locais?
- Criam sem dúvida maior visibilidade regional
- Geram autoridade e confiança junto da população local e também aos visitantes
- Promovem o turismo e a cultura locais
- Apoiam o comércio e serviços locais
Uma boa estratégia de SEO Local posiciona com destaque no SERP (Search Engine Results Page) dos principais motores de pesquisa, websites, canais social media, perfis em plataformas de streaming e ainda perfis em plataformas de relevância como é o caso da plataforma Urbanconnect.
O Portal da Associação de Ténis de Setúbal, um bom exemplo de SEO Local
A Associação de Ténis de Setúbal durante largos não se adaptou e pouco ou nada inestiu em publicidade e marketing. Ia seguindo uma tendência de atualizar um website bastante obsoleto e um canal de social media com alguns posts com fotos. Foi então que a direcção sentiu a necessidade de um investimento mais forte na área do Marketing como forma de divulgação da modalidade pela população local e ainda atrair stakeholders regionais. A par de outras estratégias, decidiram também a construção de um portal de notícias, que foi ainda mais longe com a integração de um diretório de clubes do distrito, segmentados por localização. Este diretório permite que cada clube esteja bem representado num mapa e onde os próprios possam atualizar as suas informações e interagir com os visitantes.



Características do diretório
- Diretório de clubes com páginas individuais otimizadas
- URLs amigáveis (slug limpo e relevante)
- Títulos com palavras-chave locais
- Schema Markup implementado
- Conteúdo único por localização
- Presença num mapa interativo
- Motor de pesquisa interno
Este modelo é replicável em autarquias, juntas de freguesia, federações, CIMs, etc. Basta criar diretórios organizados de:
- Equipamentos desportivos e culturais
- Instituições de ensino e saúde
- Eventos e património local
- Comércio Local
- Pontos de interesse
- Rotas turísticas
- …entre muitos outros!
Como aplicar uma estratégia de SEO Local?
Possuir bases criadas no online
Possuir website ou websites devidamente otimizados em termos de SEO (Onpage e Technical) e com boa acessibilidade web e ter sempre os conteúdos devidamente atualizados. Deve também cumprir-se com alguns requisitos básicos de EEAT, como por exemplo ter um certificado segurança adequado e informação fidedigna. Os restantes requisitos de EEAT, podem passar por exemplo por uma boa estratégia de SEO Local.
Possuir website(s) otimizado(s) para mobile
Este ponto já foi referido no tópico anterior quando se mencionou boa acessibilidade web. Ainda o referenciamos aqui, mas hoje em dia ter um website responsive ou adaptado a mobile é 1 requisito altamente obrigatório e por demais evidente que já nem deveria ser mencionado.
Pesquisa de palavras-chave locais
Caso seja necessário fazer uma pesquisa de palavras-chave (por exemplo para a criação de conteúdos para “clientes ou visitantes do topo do funil de conversão – ver ponto 7) podem usar-se ferramentas como Google Keyword Planner, entre outras. Para serviços, eventos, agenda cultural ou produtos locais específicos criar páginas de conteúdo onde o foco será utilizar as palavras-chave [serviço/evento/produto local específico] + [localização].
Criação de páginas geolocalizadas
Possuir um website com uma arquitetura de conteúdo muito bem estruturada e criar páginas de geolocalização. No caso do diretório da Associação de Ténis de Setúbal a arquitetura criada permitiu criar páginas de Clubes por Munícipio. Como exemplo: Clubes de Ténis – Almada. Deve ainda ter a estrutura do URL’s bem configurada e segmentada, de acordo com a Arquitetura de informação definida. Utilizando o exemplo anterior podemos verificar que este conteúdo se encontra dentro dos clubes ténis presentes nesta plataforma e mais especificamente na localização Almada /clubes-de-tenis/almada/. Ter um e apenas um H1 no topo utilizando [serviço/evento/produto local específico] + [localização]. [serviço/evento/produto local específico] + [localização] deve constar também no título da página. Finalmente deve existir uma meta description bastante clara e descritiva.
Implementação de dados estruturados
No código do website devem ser implementados dados estrurados, corretamente configurados. Por norma e para os exemplos e estratégia apresentada, os mais comuns serão LocalBusiness ou GovernmentOrganization. No entanto podem existir outros que podem ou não fazer sentido e devem ser avaliados.
Possuir um perfil Google Business Profile
Anteriormente conhecido como Google MyBusiness esta é uma ferramenta gratuita (basta apenas ter uma conta Google) e muito útil que permite preencher todas as informações relativas à instituição. Este perfil deve estar otimizado em termos de informações básicas como websites, social media, telefones, horários, moradas, fotos com qualidade, etc. De referir que este perfil quando está bem otimizado reforça os critérios de EEAT. Este é um canal onde os visitantes/clientes podem avaliar e por isso deve ser bem gerido respondendo da melhor forma possível a todas reviews.
Criar conteúdos relevantes
Criar artigos de blog para atrair. Esta pode ser uma estratégia muito interessante para impactar e atrair visitantes/clientes. Este tipo de conteúdo destina-se sobretudo a novos visitantes/clientes. Passando esta lógica para um funil de conversão, são aqueles que aprecem no topo e no meio do funil de conversão. O que quer isto dizer? São utilizadores que serão impactados pela primeira vez (TOFU – Top of the Funnel) ou que já foram impactados ficaram curiosos e pretendem saber mais (MOFU – Middle of the Funnel). Por exmplo, algumas estratégias de conteúdos podem ser artigos de blog sobre: eventos; tradições ou destaques locais; guias do visitante; roteiros turísticos; entrevistas…entre outros tópicos relevantes.
Link Building (local)
Criar perfis em diretórios regionais, nacionais e internacionais se fizer sentido. Criar artigos de notícias (em todos canais de comunicação desde os tradicionais ao online) em orgãos de comunicação regionais, nacionais e internacionais se fizer sentido. Realizar parcerias com sites locais e institucionais.
Marketing de Influência e Canais de Social Media
Identificar influencers com boa audiência e bom engagment, que se identifiquem com o propósito e que possam criar conteúdos de valor acrescentado como vídeos, stories ou posts que reflitam experiências reais e incluam termos geográficos — reforçando os critérios de EEAT. Utilizar canais de Social Media, como Meta (Facebook & Instagram), Tik Tok, X, etc. Criar conteúdos com boas descrições (se for o caso) ou referências a localizações e sempre que possível ligações para páginas de conversão, como por exemplo a inscrição ou marcação de lugar num evento que vai acontecer em determinado dia, a determinada hora em determinado local. Finalemente deve-se interagir com a audiência, respondendo sempre que possível a mensagens e comentários.
Os novos desafios impostos pela IA
Pois é a IA impõe novos desafios! Ocupar os primeiros lugares nas pesquisas pode muito não chegar. E porquê?
Porque com o surgimento dos mais diversos LLM´s (Large Language Model) como ChatGPT, Perplexity, Gemini, Copilot muitos utilizadores de internet já optaram preferencialmente pela utilização desta forma em detrimento do “velhinho” Google. A própria Google face a isso, teve também de reaadaptar-se adoptando no SERP uma forma de inteligência artificial que devolve informação em forma de conversação.
Simulando com um exemplo prático
“Voltamos ao Ricardo e Madalena que ainda se encontram a passar uns dias de férias na Arrábida. Depois de uma aula de ténis (daquele pack que decidiram comprar quando foram alugar um court) decidiram que gostariam de passar o resto do dia por Sesimbra. Para tal desta vez o Ricardo pegou no seu Smartfone e pesquisou [O que fazer em Sesimbra hoje] e o resultado da pesquisa foi o seguinte”


Claramente os primeiros resultdos da pesquisa orgânica já estão muito cá para baixo (caso eles pretendam ver toda a sugestão da AI Overview). Não quer dizer que o Ricardo e a Madalena não façam scroll down, mas eles já têm a resposta ao que pretendem logo no 1º ecrã ou fazendo um pouco de scroll down para verificar o que a AI recomenda
O desafio agora é ser mencionado pelas respostas de AI. Para que isso aconteça é necessário bons conteúdos, cumprir os requisitos EEAT e se for o caso ter como suporte uma boa estratégia de SEO Local. Além disso, podem ser implementadas ao nível do Servidor, mais concretamente na pasta raíz do domínio, algumas ações mais técnicas que aumentam a probabilidade de integração dos conteúdos com estes modelos de IA.
Importância de consultores com experiência em Inbound Marketing
O Inbound Marketing é crucial para dar suporte à estratégia de SEO Local. Um projeto desta natureza pode envolver várias áreas como:
- SEO Professional/Manager/Strategist;
- Designer;
- Webdeveloper;
- Gestor de Projeto.
É necessária uma equipa com alguma experiência na execução dum projeto desta natureza, para que o mesmo consiga atingir os objetivos definidos.
1. Leva tempo a implementar
- Um projeto desta natureza pode levar algum tempo de implementação. Os resultados na maioria das vezes não imediatos e isso muita das vezes causa incertezas;
- Depois de tudo montado e definido devem ser identificados e formados os perfis que vão trabalhar esta área do marketing, pois SEO é um processo contínuo.
2. Possuir know-how técnico e casos de sucesso anteriores
- Ter know-how ajuda bastante a reduzir o tempo de execução do projeto;
- Evitam-se erros que atrasam todo o processo de implementação de um processo desta natureza.
3. Envolve vários profissionais a trabalhar de forma coordenada
- Como vimos anteriormente um projeto bem executado pode envolver uma série de perfis com diversas valências que devem trabalhar de forma coordenada.
4. Ter experiência com organismos e instituições públicas
- Ajuda bastante, uma vez que este tipo de organismos e instituições tem normas e diretivas que devem ser cumpridas no que respeita á Acessibilidade Web, Imagem e Comunicação Corporativa.
5. Ter formação em Marketing Territorial
- É um plus! Ter elementos na equipa especialistas em Marketing Territorial ajuda muito na compreensão do território e na forma como se deve divulgar e criar conteúdos e estratégias de promoção territorial.